science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

IMPACTO DA FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia respiratória para pacientes com doença renal crônica, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

Introdução

Estudos têm demonstrado efeitos benéficos do exercício em pacientes com doença renal crônica, no entanto, com base na literatura científica atual, mais pesquisas são necessárias para aumentar o nível de evidência dos efeitos potenciais de atividade física para esta população.

Objetivo

Avaliar os efeitos da fisioterapia baseada na prática de exercício supervisionado sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica.

Material e métodos

Este estudo quase-experimental, com repetidas medidas projeto, foi realizado no ambulatório de fisioterapia, em um hospital público, localizado em uma cidade do estado do Pará (região norte do Brasil). A capacidade funcional e qualidade de vida foram avaliadas no início e após seis semanas de treinamento aeróbico e de resistência realizados três vezes por semana em dias alternados com hemodiálise.

Resultados

Oito pacientes (3M / 5F), com idade média de 60,38 anos (DP = 14,75) foram avaliados. Houve aumento significativo de 24% da distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos (p = 0,007), e de 47% no número de repetições durante o teste sit-to-stand (p = 0,002); também houve melhora significativa nos aspectos emocionais (p = 0,043) da qualidade de vida avaliada com questionário SF-36.

Conclusão

Houve um impacto positivo de apenas seis semanas de reabilitação com exercício físico na capacidade funcional e aspectos emocionais da qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica.

Fisioter. mov. [online]. 2014, vol.27, n.4, pp.643-651. ISSN 0103-5150.  

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia respiratória, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

Artigos Científicos