science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DA SATISFAÇÃO DO PACIENTE COM A FISIOTERAPIA

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia oncológica, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

RESUMO

OBJETIVO: Desenvolver e validar um instrumento de medida da satisfação do paciente com o tratamento fisioterapêutico e também identificar seus principais indicadores. 
MÉTODO: A amostra foi composta por 834 pacientes ambulatoriais de ambos os sexos, com idade média de 46,7 anos e usuários de planos de saúde, que responderam o questionário em 45 clínicas da rede privada de saúde nos municípios de Natal e Mossoró/RN – Brasil. A pesquisa ocorreu desde o processo de desenvolvimento do instrumento até o estudo das suas propriedades psicométricas. A análise qualitativa da amostra inicial de itens do questionário ocorreu por meio de sua apreciação por especialistas. Um estudo piloto precedeu o refinamento do questionário previamente à coleta dos dados. A análise psicométrica (avaliação do teste desenvolvido) foi realizada por meio do estudo da confiabilidade e validade das medidas obtidas com o instrumento. 
RESULTADOS: Os resultados alcançados para a confiabilidade, por meio do Coeficient alfa de Cronbach (a = 0,94), e validades de conteúdo, simultânea e de construto, demonstraram elevada consistência interna e satisfatória validade segundo padrões psicométricos da satisfação do paciente com a fisioterapia. A análise fatorial indicou quatro dimensões em que a interação paciente-terapeuta, especialmente as questões relativas às habilidades de comunicação do fisioterapeuta, parecem ser os melhores indicadores de satisfação. Aspectos relativos à conveniência, como localização da clínica e disponibilidade do estacionamento, não indicaram forte predição de satisfação com a assistência recebida. 
CONCLUSÃO: O estudo disponibiliza nova ferramenta para auxiliar na gerência e no processo de planejamento necessários ao incremento da qualidade nos serviços de fisioterapia.

Rev. bras. fisioter. [online]. 2007, vol.11, n.5, pp.369-376. ISSN 1413-3555.

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

Artigos Científicos