science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

ASSOCIAÇÃO ENTRE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS HIPERTENSOS

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

A Science Care Fisioterapia oferece tratamento de fisioterapia geriátrica domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

Introdução:

A força de preensão manual é um excelente indicador de funcionalidade, estado nutricional e mortalidade em idosos

. Objetivo:

Comparar a força de preensão manual de idosos hipertensos classificados em diferentes níveis e tipos de atividade física.

Método:

O delineamento foi do tipo transversal e a amostra contou com 80 indivíduos, divididos em três grupos de atividade física, conforme seção delazer e deslocamento do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) - versão longa: praticantes ativos (≥150 min./semana), insuficientemente ativos (<150 min./semana) e inativos (<10 min./semana). Os indivíduos ativos também foram separados por tipo de prática de atividade física: ginástica, hidroginástica e musculação. A força foi avaliada por meio do dinamômetro da marca Jamar e consistiu na realização do movimento de preensão manual contínuo, com duração de 30 segundos. Também foram coletadas informações sociodemográficas, econômicas e comportamentais. Foram utilizados os testes estatísticos ANOVA e teste T pareado para comparação de médias de força (nível de significância p<0,05).

Resultados:

A média de preensão manual do lado dominante e não dominante dos indivíduos foi de, respectivamente, 24,2 kgf (+8,3) e 22,0 kgf (+7,3). Não houve diferença significativa na média de força de preensão manual entre os grupos ativo e inativo, entretanto, quando avaliado o tipo de atividade física praticada, o grupo musculação apresentou médias de força significativamente superiores a dos grupos ginástica e hidroginástica.

Conclusão:

A força de preensão manual está mais associada ao tipo de atividade física praticada do que ao tempo disponibilizado para a prática semanal.

Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.18 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2015

A Science Care Fisioterapia oferece tratamento de fisioterapia geriátrica domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

Artigos Científicos