science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

PROTOCOLOS DE ACUPUNTURA PARA O TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

A Science Care Fisioterapia oferece tratamento das disfunções temporomandibulares, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Na grande maioria dos casos, o tratamento das disfunções temporomandibulares deve ser um processo não invasivo, interdisciplinar e integrativo. Dentro da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é uma ótima ferramenta que visa a terapia e cura dessas doenças. O objetivo deste estudo foi conduzir uma revisão crítica da literatura para verificar a eficácia da acupuntura tradicional chinesa no tratamento da disfunção temporomandibular do tipo muscular, bem como identificar os principais acupontos.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, LILACS, Scielo e Cochrane para identificar artigos científicos relevantes para o estudo. Os artigos foram selecionados no período de janeiro de 2000 a maio de 2013. Encontrou-se um total de 125 artigos, sendo que 21 foram incluídos. O tratamento de acupuntura isolado ou como terapia complementar, ou ainda comparado com outras técnicas, se mostrou superior e eficiente na melhora da dor e da função de pacientes com disfunção temporomandibular, e os pontos de acupuntura mais citados foram IG4, E6, E7 e F3.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstrou que a acupuntura é uma técnica recomendada pela literatura nacional e internacional para o tratamento de disfunções temporomandibulares de origem muscular, promovendo alivio e/ou redução total da intensidade dolorosa, melhora nos movimentos mandibulares e na função oral e diminuição da hiperatividade muscular dos músculos da mastigação.

Rev. dor vol.16 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2015

A Science Care Fisioterapia oferece tratamento de acupuntura domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

Artigos Científicos