science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

EFEITO DA MASSAGEM CLÁSSICA NA QUALIDADE DE VIDA DE UNIVERSITÁRIAS.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

Introdução

Devido às atividades acadêmicas muitas vezes consideradas excessivas, algumas universitárias são acometidas pelo estresse, ansiedade e depressão, o que pode lhes influenciar negativamente na qualidade de vida. A massagem clássica foi testada como estratégia para melhora da qualidade de vida, uma vez que apresenta efeitos psicogênicos que contribuem para tal.

Objetivo

Avaliar os efeitos da massagem clássica na qualidade de vida, no estresse, na ansiedade, na depressão e nas variáveis cardiorrespiratórias de universitárias.

Metodologia

A amostra foi composta por um grupo intervenção e um grupo controle. Enquanto grupo intervenção (n=10), recebeu 10 sessões de massagens, duas vezes por semana, durante 30 minutos na região cervical e torácica da coluna vertebral, o grupo controle (n=12) não recebeu intervenções. Para a avaliação das variáveis psicológicas utilizou-se a escala de qualidade de vida, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Para avaliar as variáveis cardiorrespiratórias aferiu-se a pressão arterial, a frequência cardíaca e respiratória.

Resultados

Houve uma melhora significativa na qualidade de vida e diminuição significativa nas variáveis cardiorrespiratórias.

Conclusão

A massagem clássica pode ser uma estratégia para a melhora na qualidade de vida em universitárias que apresentam sintomas de estresse, ansiedade, aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Fisioter. mov. [online]. 2015, vol.28, n.4, pp.793-802. ISSN 0103-5150.

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia dermato-funcional domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

Artigos Científicos