science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DURANTE A POSTURA SENTADA DA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

A Science Care Fisioterapia oferece tratamento de RPG domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

OBJETIVO: Avaliar as respostas da frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), média (PAM) e duplo produto (DPr), durante a postura sentada do método de Reeducação Postural Global (RPG).

MATERIAIS E MÉTODOS: Nove voluntárias saudáveis (23±2,1 anos, 56,4±7,8kg, 1,61±0,05m, 21,6±2,4kg.m2-1), inexperientes na prática do método RPG, foram submetidas a uma sessão de RPG na postura sentada, realizada em três fases: repouso pré-postura, execução da postura e recuperação pós-postura. No repouso e na recuperação, as voluntárias permaneceram sentadas por 20 minutos, sendo PA e FC verificadas a cada cinco minutos. A fase de execução da postura foi realizada em três séries e mantida por três minutos cada, com intervalo de um minuto entre elas. A verificação da PA e da FC foi realizada a cada um minuto e 30 segundos de execução da postura.

RESULTADOS: Os valores de PAS, PAD, PAM e DPr foram significativamente maiores (p<0,05) do terceiro ao nono minuto da execução da postura (154±14, 107±11, 122±9mmHg e 16.478±2.802mmHg.min-1) quando comparados aos valores de repouso pré-postura (109±10, 74±7, 85±8mmHg e 9.374±1.687mmHg.min-1) e aos valores de recuperação pós-postura. Porém, estes valores retornaram aos valores de repouso nos primeiros cinco minutos de recuperação pós-postura. Durante a execução da postura, a FC não foi estatisticamente diferente da FC de repouso pré-postura.

CONCLUSÕES: Elevações significativas da PAS, PAD, PAM e DPr foram observadas durante a execução da postura sentada da RPG empregada nesse estudo, mas retornaram aos valores de repouso nos primeiros cinco minutos de recuperação pós-postura.

Rev. bras. fisioter. vol.12 no.3 São Carlos May/June 2008

A Science Care Fisioterapia oferece tratamento de RPG domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.