ANÁLISE DOS RISCOS CARDIOVASCULARES EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO NÃO SUPERVISIONADO

Introdução

A prática de exercícios físicos é preconizada pelos profissionais da saúde para a prevenção de eventos cardiovasculares; para tal é importante que os praticantes sigam recomendações de profissionais qualificados.

Objetivos

Analisar os riscos cardiovasculares e a prática do exercício físico dos frequentadores de um parque público municipal.

Materiais e métodos

Foram avaliados por meio de questionário e exame físico, 110 frequentadores de um parque público municipal, sendo 60 homens e 50 mulheres com idade média de 48,8 ± 11,76 anos. O risco cardiovascular foi classificado de acordo com a Tabela Americana e a atividade física seguindo as recomendações da American College of Sports Medicine e da American Heart Association.

Quanto à classificação do risco cardiovascular, 54% da população avaliada apresentou risco potencial e 31%, moderado. Quanto ao exercício físico praticado 58% foram considerados inativos, 14% ativos e 28% muito ativos. 90% não receberam orientações profissionais.

Os frequentadores do parque público apresentam risco cardiovascular e praticam exercício físico sem orientações individualizadas.

Fisioter. mov. vol.27 no.4 Curitiba Oct./Dec. 2014.

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia respiratória, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

Palavras-Chave: Fatores de risco; Doenças cardiovasculares; Atividade física; Caminhada; Fisioterapia; Exercício; Reabilitação; Qualidade de vida; Mecânica Respiratória; Modalidades de Fisioterapia; Avaliação; Fisioterapia; Fisioterapia Domiciliar; Fisioterapia em casa; Fisioterapia sciencecare; Fisioterapeuta Science Care; Science Care Fisioterapia; Ciencia e Cuidado; Fisioterapia Respiratória Science Care.