science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

ABORDAGEM FISIOTERÁPICA NA DOR E NA QUALIDADE DE VIDA DE UM INDIVÍDUO COM ARTRITE HEMOFÍLICA. RELATO DE CASO

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

RESUMO

 

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

 

A hemofilia é uma coagulopatia congênita, rara e crônica, caracterizada pelos surtos recidivantes de hemartroses. Predomina no gênero masculino e produz agravos osteomioarticulares importantes como restrição dos movimentos, fibrose articular, hemartroses e hemorragias tissulares, contraturas musculares, déficit de força muscular e artrite hemofílica, resultando em quadros de dor e piora na qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa fisioterápico de intervenção na dor e na qualidade de vida de um indivíduo com artrite hemofílica.

 

RELATO DO CASO

 

Paciente do gênero masculino, 23 anos de idade, com diagnóstico de artrite hemofílica. Sua queixa principal era a dor em diversos pontos do corpo, especialmente em tornozelos e joelho direito. A dor foi avaliada através da escala analógica visual e do mapa de dor corporal, e a qualidade de vida por meio questionário Short-Form Health Survey. O paciente foi submetido a oito sessões de fisioterapia, uma vez por semana, com duração média de 50 minutos, entre os meses de maio a junho de 2015. O protocolo de intervenção adotado baseou-se em cinesioterapia convencional.

 

CONCLUSÃO

 

O presente estudo demonstrou que um programa de fisioterapia baseado na cinesioterapia diminuiu o número de pontos dolorosos e a intensidade da dor, bem como melhorou os domínios da qualidade de vida em um indivíduo com artrite hemofílica.

Rev. dor vol.17 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2016

 

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia ortopédica, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

Palavras-Chave: Dor; Fisioterapia; Hemofilia A; Hemofilia B; Qualidade de vida; Fisioterapia; Sciencecare Fisioterapia; Sciencecare Fisioterapia; Fisioterapia em casa; Fisioterapia domiciliar; clinica de fisioterapia; home care fisioterapia; Fisioterapia sciencecare; Fisioterapia Geriátrica Science Care; Science Care Fisioterapia; Ciencia e Cuidado; Fisioterapeuta em casa; Fisioterapia Ortopédica Science Care.

 

 

 

Artigos Científicos