EFICÁCIA DA REABILITAÇÃO PULMONAR UMA VEZ NA SEMANA EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia respiratoria, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

CONTEXTUALIZAÇÃO: As doenças pulmonares obstrutivas podem interferir negativamente na qualidade de vida (QV) dos pacientes, sendo que questionários específicos, como o Chronic Respiratory Questionnaire (CRQ), são aplicados para quantificar o impacto da doença e para mensurar os efeitos de diferentes protocolos de reabilitação.

OBJETIVOS: Avaliar a eficácia da reabilitação pulmonar uma vez por semana associada a exercícios domiciliares em pacientes com doença pulmonar obstrutiva por meio das comparações do CRQ, das pressões respiratórias máximas (PImáx e PEmáx) e da distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos (TC6) pré e pós-tratamento.

MÉTODO: O estudo foi desenvolvido no Ambulatório de Fisioterapia do hospital. Foram avaliados 34 portadores de doença pulmonar obstrutiva de ambos os sexos, sendo incluídos, no estudo, 19 pacientes, com idade média de 60,8 ± 14,2 anos. Todos realizaram avaliação e reavaliação fisioterapêutica contendo medidas de PImáx, PEmáx, TC6, e questionário CRQ. A fisioterapia era composta de exercícios respiratórios, aeróbios e resistidos, com frequência de uma vez por semana, durante 12 semanas, associados a exercícios domiciliares duas vezes na semana.

RESULTADOS: Foram utilizados os testes de Wilcoxon e de correlação de Spearman. Verificou-se diferença estatisticamente significativa nos períodos pré e pós-reabilitação para todos os domínios do CRQ (p< 0,05), na PImáx (p= 0,01) e PEmáx (p= 0,002).

CONCLUSÃO: O programa proposto melhorou a qualidade de vida e promoveu incrementos nas pressões respiratórias máximas de pneumopatas obstrutivos, apesar de a literatura atual sugerir maior frequência de treinamento.

Rev. bras. fisioter. vol.11 no.6 São Carlos Nov./Dec. 2007

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia respiratoria para reabilitação pulmonar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.