science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

CIRURGIA BARIÁTRICA EM IDOSOS: RESULTADOS DE SEGUIMENTO DE CINCO ANOS

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 RESUMO

 Introdução

: O tratamento cirúrgico da obesidade em idosos, em particular nos indivíduos com mais de 65 anos, permanece controverso; seja pelo risco cirúrgico aumentado ou pela ausência de dados que demonstrem seu benefício em longo prazo.

 Objetivo

: Avaliar os resultados do tratamento cirúrgico em pacientes com mais de 60 anos, seguidos por um período médio de cinco anos.

 Método

: Estudo retrospectivo que avaliou 46 pacientes com 60 anos ou mais, submetidos ao bypass gástrico convencional (laparotomia). A idade média foi de 64 anos (60-71), IMC médio de 49,6 kg/m2 (38-66), tempo médio de seguimento de 5,9 anos. Pacientes eram hipertensos eram 91%, diabéticos 56% e 39% tinham dislipidemia.

 Resultados

: A incidência de complicações (maiores e menores) nos com menos de 65 anos foi de 26% e com mais de 65 anos de 37% (p=0,002). Não houve óbitos no grupo com menos de 65 anos e houve dois óbitos (12,5%) no com mais de 65. A perda média de excesso de peso nos pacientes com mais ou menos de 65 anos foi de 72% x 68% (p=0,56). Houve controle total do diabete melito em 77% dos pacientes e parcial em 23%, sem diferença entre os grupos com mais ou menos de 65 anos. Houve melhora da hipertensão arterial em 56% dos pacientes também sem diferença entre os grupos. Os níveis médios de LDL não variaram entre o pré e pós-operatório (106 mg/dl para 102 mg/dl), houve aumento do HDL (56 mg/dl para 68 mg/dl) e redução do triglicérides (136 mg/dl para 109 mg/dl). Não houve diferença estatística na variação das frações de colesterol e triglicerídeos entre os grupos. Dois pacientes do grupo com menos de 65 anos morreram no seguimento tardio por tumor cerebral e pneumonia, três e cinco anos após a cirurgia bariátrica, respectivamente.

 Conclusões

A morbimortalidade cirúrgica nos pacientes com mais de 65 anos foi maior. Mas, os acima de 65 tiveram os mesmos benefícios observados nos com menos de 65 anos, em relação à perda de peso e controle de comorbidades.

ABCD, arq. bras. cir. dig. vol.28  supl.1 São Paulo  2015 

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia geriátrica domiciliar, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

 

 

Artigos Científicos