science care fisioterapia domiciliar

                                                                                                                                                                                                                                                                      

          

Empresa Especializada em Fisioterapia Domiciliar

POSICIONAMENTO CORPORAL ALTERANDO A FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E O GRAU DE OBSTRUÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia pediátrica para crianças asmáticas, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores, titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

INTRODUÇÃO: A asma é uma desordem inflamatória crônica que, em casos graves, altera o fluxo aéreo, mesmo no período intercrise.

OBJETIVO: Verificar, em crianças asmáticas, a influência das posturas sentada ereta e sentada inclinada para frente sobre o efeito da nebulização medicamentosa, avaliando as forças inspiratória e expiratória máximas (PI máx e PE máx) e o pico de fluxo expiratório (PFE).

MÉTODO: 57 crianças, na faixa etária de 6 a 12 anos, foram distribuídas em três grupos: Grupo I, com crianças na postura sentada ereta e sentada inclinada para frente; Grupo II, com crianças na postura sentada ereta antes e após a nebulização; e Grupo III, com crianças na postura sentada inclinada para frente antes e após a nebulização. As crianças foram avaliadas três vezes nas medidas analisadas. Para comparação, foi utilizado o teste t de student (pareado)

RESULTADOS: A PI máx, a PE máx e o PFE foram maiores na posição sentada inclinada para frente, com p = 0,003, p = 0,006 e p = 0,000, respectivamente. Após a nebulização, o Grupo II apresentou aumentos de 44,16% na PI máx, 36,02% no PEF e 34,88% na PE máx. Após a nebulização, o Grupo III apresentou elevação de 69,46% na PI máx, 60,87% na PE máx e  52,05% no PFE. Comparados os grupos II e III, os ganhos são maiores no Grupo III, com (p < 0,05) para as medidas do PFE e da PE máx.

CONCLUSÃO: A postura sentada inclinada para frente oferece maior vantagem mecânica para a musculatura expiratória, favorecendo a redução da obstrução, por evidenciar aumentos na PE máx e no PFE.

Fisioter. mov. vol.25 no.3 Curitiba July/Sept. 2012

A Science Care Fisioterapia oferece atendimento de fisioterapia pediátrica, para crianças asmáticas, com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e supervisionados por coordenadores, titulados Mestres e Doutores pelas principais Universidades Nacionais e Internacionais.

Artigos Científicos